DESTAQUES
Search

Cientistas não encontram sinal de vida, mesmo após buscarem em aproximadamente 100.000 galáxias


Apenas uma semana depois que os cientistas da NASA anunciaram a sua certeza de encontrar vida alienígena dentro dos próximos 20 anos, uma equipe de cientistas afirma não ter encontrado sinais óbvios de vida extraterrestre avançada mesmo depois de pesquisarem em aproximadamente 100.000 galáxias.

Como é possível procurar por vida alienígena, ao mesmo tempo que ela se encontra tão longe? Bem, os pesquisadores usaram informações do observatório orbital WISE da NASA para procurar por uma energia distante irradiada na forma de calor.

"A idéia por trás da nossa pesquisa é que, se alguma galáxia foi colonizada por civilizações avançadas, a energia produzida pela tecnologia dessas civilizações seriam detectáveis, em comprimentos de onda no infravermelho médio.", diz Jason T. Wright, professor da Penn State University, que iniciou a busca astrobiológica. Wright explica que, quando uma civilização avançada utiliza grandes quantidades de energia, essa energia deve ser irradiada para fora em forma de calor. "Esta mesma base física faz com que o computador irradie calor quando ele é ligado.", acrescentou.

Roger Griffith, pesquisador da Penn State e um dos principais idealizadores do projeto, que vasculhou cerca de 100 milhões de entradas por satélite em busca de galáxias que emitem radiações infravermelho médio. Ele limitou - a pesquisa - para 100.000 galáxias, e descobriu que cerca de 50 delas têm "níveis anormalmente elevados de radiação no infravermelho médio."

Wright explica que, das galáxias que examinaram, não existe nenhuma galáxia com aliens rastejando. "Estas galáxias têm milhares de milhões de anos de idade, o que é um bom tempo para que elas tenham sido preenchidas com civilizações alienígenas, se elas existirem", diz ele. "Ou elas não existem, ou ainda não usam a energia suficiente para que possamos detectá-las."

Mesmo que não haja sinais evidentes de vida avançada, ainda há uma possibilidade de existirem alienígenas lá fora. Wright conta que eles planejam olhar mais de perto para determinar se o calor gerado é proveniente de fontes naturais ou de civilizações avançadas. "Este estudo piloto é apenas o começo."

Texto original: Popular Science



Juca Veloso

Web designer, fã de quadrinhos e amante da ciência.


0 thoughts on “Cientistas não encontram sinal de vida, mesmo após buscarem em aproximadamente 100.000 galáxias