DESTAQUES
Search

Galáxia peculiar, capturada pelo telescópio HUBBLE

Galáxia peculiar, ESO 162-17, observada 20 de Abril de 2015, às 10h00


Esta galáxia atende pelo nome de ESO 162-17 e está localizado a cerca de 40 milhões de anos-luz de distância na constelação de Carina. À primeira vista, esta imagem parece ser uma imagem bastante padrão de uma galáxia com manchas escuras de poeira e manchas brilhantes de estrelas jovens e azuis. No entanto, um olhar mais atento revela várias características peculiares.

Em primeiro lugar, ESO 162-17 é o que é conhecido como uma galáxia peculiar - uma galáxia que passou por interações com os seus vizinhos cósmicos resultando em uma quantidade incomum de poeira e gás, de forma irregular, ou uma composição estranha.

Em segundo lugar, em 23 de fevereiro de 2010 os astrônomos observaram a supernova conhecida como SN 2010AE situado dentro desta galáxia. A supernova pertence a uma classe de supernovas recém-descobertas chamadas supernovas Tipo IAX. Esta classe está relacionada com outra classe mais conhecida de supernovas do tipo IA.

Uma supernova é do tipo IA quando uma anã branca acumula massa suficiente a partir de um companheiro ou, raramente, através de colisão com outra anã branca, o que dá início a um colapso catastrófico seguido por uma explosão espetacular - a supernova. Supernovas do tipo IAX também envolvem uma anã branca como a estrela central, mas, neste caso, que pode sobreviver ao evento. As do Tipo IAX são muito mais fracas e mais raras do que supernovas do Tipo IA, e seu mecanismo exato ainda é uma questão de debate aberto.

A forma de quatro pontas - o que é bastante bonito - de estrelas em primeiro plano, distribuídos em torno da ESO 162-17, também chama a atenção. Este é um efeito óptico introduzido, pois a luz que entra é difratado pelas quatro escoras que suportam o espelho secundário pequeno do Telescópio Espacial Hubble.

Crédito:
ESA / Hubble & NASA

Texto original: ESA/Hubble



Juca Veloso

Web designer, fã de quadrinhos e amante da ciência.


0 thoughts on “Galáxia peculiar, capturada pelo telescópio HUBBLE